Studio Castro Arquitetura

Conheça a história dos arquitetos Gledson Marques de Castro, Magnun de Castro e João Pedro de Castro, que, juntos, estão à frente do Studio Castro Arquitetura.

Com vinte e sete anos de muita dedicação a cada trabalho, o Studio Castro é um dos escritórios de arquitetura mais tradicionais de Dourados. Conduzido pelos sócios Gledson Marques de Castro, Magnun de Castro e pelo novo membro, João Pedro de Castro, filho de Gledson, o Studio trabalha em sintonia para, com seus traços, levar a beleza aos seus projetos e concretizar os sonhos de seus clientes.

“O perfil do nosso escritório é sempre pensar em quem vai usar o ambiente. É primordial a família, não é só o projeto. Gostamos de fazer projetos que possam trazer muita paz, harmonia familiar, algo funcional para cada cliente, sob medida”, pontua Gledson.

O Studio começou com o sonho de Gledson. A arquitetura chegou à vida dele depois de um longo caminho de muito trabalho. “Acho que sempre quis ser arquiteto, só não sabia. Meu pai era carpinteiro e escultor; então, desde muito cedo, ajudava ele. Gostava já dessa parte do desenho, de projetar, tinha uns 10 anos na época. Depois fui trabalhar na prefeitura, na parte de planejamento urbano, mas não fazia nada muito ligado à arquitetura em si, mas foi uma escola, pois ajudei a organizar o setor. Depois de um tempo, fui trabalhar numa empresa de asfalto e lá tive mais contato com projetos. Nessa época, a empresa passou por uma crise financeira e, no acerto, pedi ao dono que me pagasse em material de desenho, pranchetas, nanquim. Foi assim que, aos 17 anos, montei, na casa da minha mãe, um escritório para projetar. A ideia era fazer faculdade em Campo Grande; só que, no mesmo ano, abriu o curso aqui em Dourados. Optei por ficar”, conta.

A jornada era puxada: de dia estava na faculdade e em todo o tempo livre Gledson trabalhava para pagar o curso. Aos poucos, a carreira foi se estruturando e a clientela começou a chegar. Em 2010, após anos trabalhando em sua casa, Gledson abriu o escritório Gledson Marques Arquitetura.

A arquitetura também sempre fez parte da vida de Magnun. Primeiro trabalhando em marcenaria, depois projetando móveis. “Meu pai tinha marcenaria, depois serraria. Na adolescência, trabalhei numa marcenaria e, como sempre gostei de computador e tecnologia, fiz um curso de AutoCad. Passei da oficina para o escritório.”, lembra. Com essa experiência, ele e os irmãos abriram uma marcenaria. E foi buscando mais conhecimento que a faculdade de Arquitetura chegou à vida de Magnun.

“No final da faculdade, eu precisava fazer o estágio, pedi um estágio aqui para o Gledson. Depois de terminar o curso, me mudei para Santa Catarina e trabalhei como arquiteto por lá. Quando voltei para cá, em 2015, eu e o Gledson conversamos e decidimos firmar uma sociedade”, conta. Foi nesse ano que o Gledson Marques Arquitetura se tornou Studio Castro Arquitetura. “Eu e o Magnun sempre trabalhamos em sintonia, temos o mesmo estilo, só depois de um tempo trabalhando juntos que descobrimos que somos primos”, conta Gledson. Recentemente João Pedro de Castro, passou a integrar a sociedade e completar a equipe.

“É uma grande responsabilidade ‘chegar com a casa pronta’. Por isso, para mim, mais importante do que trazer inovações é ouvir quem tem experiência e aprender com isso”, explica João.

Studio Castro Arquitetura

“É comum os clientes chegarem com muitas ideias, mas nem sempre tudo o que eles trazem vai fazer sentido para eles. Nesse momento conversamos muito, é a parte da psicologia da arquitetura. Nós conseguimos perceber o que vai realmente funcionar ou não para o cliente com base no que ele nos passa, fazemos uma filtragem das suas ideias. Nesse momento é necessário o bom senso”, explica Magnun.

Com grandes projetos assinados pelo escritório em vários estados do Brasil, como o Hectares Park & Resort, o Studio Castro é sinônimo de qualidade e dedicação. “Acompanhando de perto meu pai por tantos anos, vejo que a arquitetura não é uma área fácil, então acredito que na arquitetura é preciso amor e dedicação acima de tudo”, acrescenta João.

“No início da carreira começamos cheios de ideias e hoje sinto que o escritório está mais maduro e funciona como uma peneira. Tudo o que entra é peneirado e aquilo que realmente tem valor se torna parte da nossa arquitetura. O mais simples possível, mas com qualidade, com funcionalidade, a gente se apega a isso”, finaliza Gledson.

Conheça mais sobre o trabalho do Studio Castro Arquitetura pelo Instagram @castro_arquitetura.

Pingue-Pongue

Gledson Marques

Uma inspiração: “Convívio familiar.”

Um lugar: “Minha casa.”

Uma memória marcante: “Minha mãe.”

Uma paixão: “Meus filhos.”

Uma viagem inesquecível: “Conhecer a Sagrada Família, em Barcelona - Espanha.”

Uma frase: “Arquitetura não é o que vemos, é ver através de você.”

Fé é: “Dar um passo na confiança de Deus prover o chão.”

Celebrar é: “Estar com minha família, filhos e amigos.”

Magnun de Castro

Uma inspiração: “Minha família.”

Um lugar: “Minha casa e meu escritório.”

Uma memória marcante: “Minha mãe.”

Uma paixão: “Minha família.”

Uma viagem inesquecível: “A casa da minha mãe no Sítio em Juti-MS.”

Uma frase: “Arquitetura não é o que vemos, é ver através de você.”

Fé é: “Esperar em Deus.”

Celebrar é: “Estar com minha família, filhos e amigos.”

João Pedro de Castro 

Uma inspiração: “São José.”

Um lugar: “O quintal da minha casa.”

Uma memória marcante: “O apoio da minha família quando deixei uma vaga certa na UNESP para prestar novamente o vestibular para a USP.”

Uma paixão: “A fé católica.”

Uma viagem inesquecível: “Para Milão.”

Uma frase: “Do esplendor da Beleza emana a vida.” Fé é: “Agir em conformidade com o que você acredita.”

 Celebrar é: “Estar com minha família e meus amigos.”

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

Jordano Valota, um arquiteto apaixonado por criar

Próximo
Próximo

Rosineide Alves de Campos: a força da mulher no agro