Jordano Valota, um arquiteto apaixonado por criar

Há 16 anos o arquiteto vem lapidando o amor por arquitetura e criando projetos únicos

A paixão por música e a facilidade com matemática culminaram na escolha de profissão de Jordano Valota. Desde então, já se passaram 16 anos dedicados à arquitetura. “Comecei a estudar arquitetura sem saber o que esperar; depois que estudei as teorias de arquitetura e vinculei esse conhecimento com as teorias de música, que sempre foram minha paixão, tudo fez sentido. A partir daí, a arquitetura começou a ser minha paixão também. Hoje uso muito dos conhecimentos da música, cinema, pintura e arte na arquitetura”, explica.

O escritório Jordano Valota é referência para Dourados e região em projetos inovadores com design único. Valota gosta de se aprofundar nos estudos para entender cada cliente e desenvolver algo que realmente atenda às necessidades e seja belo.

“Desde a época da faculdade, já comecei a me aprofundar nos estudos; estudava não só a arquitetura, mas tudo que tangencia a arquitetura. Comecei a estudar tipografia e, por isso, acabei mudando minha letra. Hoje minha escrita, minha letra tem a mesma filosofia de meu projeto: ‘o mínimo de esforço no risco para o máximo de resultado’”, pontua.

O estudo é fundamental

Graduado em 2008, fez estágios em Dourados e em Fátima do Sul, sua cidade natal. Logo após sua formação, iniciou como docente na mesma instituição em que se formou. Em seu currículo, Valota conta com uma pós-graduação em Projeto de Arquitetura, além de cursos adicionais e umas viagens técnicas para a Europa. Foram cinco anos lecionando, até que Jordano optou por se dedicar exclusivamente à carreira como profissional da arquitetura.

“Quando montei meu escritório físico, em 2012, meu principal objetivo era ter um espaço para atender meus clientes, pois eu já vinha executando alguns trabalhos junto com a rotina de docente. Foi uma transição suave, lembro de pensar ‘agora estou focado 100% em mim’. Ter a formação acadêmica foi fundamental para a base do escritório. Não vejo o arquiteto como um profissional ‘criador onipresente’, que tenha um deus encarnado. Para mim, o resultado profissional é a soma de uma formação muito técnica”, pontua.

“No começo da profissão, queria dar o meu melhor e dispensava até horas de sono para estudar e trazer o melhor resultado para o projeto. Cheguei a um ponto de estar lendo de três a quatro livros ao mesmo tempo, de estar assistindo a documentários e lendo livros ao mesmo tempo. Foi uma época de foco total na profissão. Era de domingo a domingo. Abri mão de muita coisa na minha vida em prol dessa paixão que é a arquitetura”, explica.

Expansão

Desde 2022, o escritório passou por uma expansão e se tornou um grupo de empresas liderado pelo arquiteto Jordano Valota, que atua desde a compra do lote ideal para as necessidades do cliente, na criação dos projetos de arquitetura e interiores, na coordenação de projetos complementares e na gestão de obra, o grupo também conta com uma empresa de construção para venda. Com cada vez mais projetos, está conquistando outros estados do Brasil, como casas em condomínios fechados do Paraná, São Paulo, até projetos corporativos como a sede latino-americana da Minelab em Santa Catarina.

“O escritório começou a crescer e a minha ideia para o futuro era tirar o meu nome e colocar um nome que representasse o espírito da equipe. Quero tornar o Grupo um ‘organismo vivo’ que consiga se autossustentar. Para mim, esse espaço é um lugar de pessoas e não apenas um local com profissionais passageiros, mas um lugar no qual as pessoas fiquem e cresçam. Essa é a filosofia de vida que a gente tem aqui no escritório, não é só projetar arquitetura”, explica.

Com a expansão do Grupo Valota, pessoas que começaram como estagiários hoje são sócias das empresas. “A Opna Construtora foi fundada em sociedade com a Jéssica Cardoso, que iniciou no escritório como estagiária de Engenharia de Produção. Nossa ideia é ser um grupo de pessoas com o mesmo fim”, pontua.

“Quero, cada vez mais, desenvolver apenas projetos que me dão prazer; poder dedicar tempo em cada projeto dando o meu melhor.  Pegar um projeto e olhar para ele com carinho, poder ter liberdade criativa, isso que mais me importa.  Atualmente praticamente 100% dos nossos clientes são por indicação; isso não tem preço e mostra que estamos no caminho certo”, acrescenta.

Pingue-pongue

 

●         Arquitetura é: “Expressão viva de ideias e emoções.”

●         Um livro: “Condição Pós-Moderna (David Harvey).”

●         Um filme: “Trainspotting.”

●         Uma música: “Samba de uma nota Só. (Tom Jobim).”

●         Um dia perfeito precisa ter: “As melhores companhias.”

●         Fé para você é: “Confiar quando tudo diz não.”

●         Um lugar: “Minha casa, minha sala.”

●         Uma memória marcante: “Todas com a minha filha.”

●         Uma paixão: “Tenho duas, minha filha e a arquitetura.”

●         Uma viagem inesquecível: “A próxima, sempre!” 

●         Uma frase: “Memento Mori (‘lembre-se de que é mortal’).”

●         Celebrar para você é: “Prestar atenção em cada detalhe da vida.”

Conheça mais sobre o Grupo Valota no Instagram @grupovalota. O Grupo Valota está localizado na Av. Marcelino Pires, 4473 - Jardim Clímax. Mais informações pelo e-mail adm@grupovalota.com.br ou telefone (067) 3032-3222 / (067) 99853-3222.

Revista Celebrar

Revista Celebrar oferece um outro olhar sobre as transformações do mundo. Histórias inspiradoras, matérias sobre comportamento, moda, beleza, família e muito mais.

Próximo
Próximo

Studio Castro Arquitetura