LIPEDEMA: o que é a “nova doença” de 2024
Um assunto que está presente em todas as redes sociais atualmente é o LIPEDEMA. Afinal, o que é essa doença tão prevalente na nossa população?
O LIPEDEMA é uma condição clínica caracterizada pelo acúmulo excessivo e desproporcional de gordura nos membros, principalmente nos inferiores, cujo processo inflamatório crônico gera dor, deformidades, edema e desconforto.
Ao contrário do que se imagina, o LIPEDEMA não é uma doença nova; ele sempre existiu e suas alterações já foram relatadas diversas vezes na literatura médica. Porém, nos últimos anos, sua fisiopatologia começou a ser mais estudada e compreendida, permitindo seu reconhecimento como doença em 2022. Cerca de12% das mulheres são portadoras de LIPEDEMA, podendo apresentar uma das suas diversas formas e estágios.
O diagnóstico de LIPEDEMA é fundamental para determinar o início precoce do tratamento e, assim, evitar a progressão para estágios mais severos. Esse diagnóstico é feito através da análise clínica e de exame físico da paciente.
Alguns exames são importantes para auxiliar no tratamento de cada paciente, que deve ser individualizado e multidisciplinar: cirurgião plástico, nutricionista, cirurgião vascular e equipe de tratamento não invasivo especializada.
Uma das principais queixas de quem tem LIPEDEMA é o aspecto de celulite das pernas, que se difere da celulite comum pelo aspecto fibrótico e inflamatório da gordura local, o que dificulta a melhora com os tratamentos convencionais.
Se você acha que tem LIPEDEMA ou conhece alguém que pode ter, saiba que não está sozinha e que já pode contar com os tratamentos aqui em Dourados: eu e toda equipe da Clínica Imagem estamos preparadas para lhe auxiliar em todo o processo e permitir que você viva uma nova realidade, um novo estilo de vida, mais saudável e mais leve.
Saiba: o LIPEDEMA não tem cura, mas tem controle. E, sendo assim, seus cuidados devem ser implementados a vida toda.
Por: Dra. Daniela Drumond
CRM 7709 / RQE CIRURGIA PLÁSTICA 6245