Como você tem cuidado da sua saúde emocional e mental?

Já ouvimos várias vezes a ideia de manter uma mente sã em um corpo são. Não se trata apenas de um conceito. O nosso corpo é uma máquina e precisa estar perfeitamente ajustado para funcionar bem. Precisamos que o conjunto formado por físico, mente, emoções e espírito estejam em equilíbrio para sentirmos bem-estar e termos qualidade de vida.

Por saúde mental entendemos o equilíbrio entre emoções e ações. Existe uma relação muito próxima entre o que sentimos e como agimos. Não é possível que alguém com problemas emocionais tenha sempre atitudes saudáveis, e vice- versa. Uma forma de garantir a saúde mental é ter um comportamento preventivo, a partir de algumas atitudes simples, tais como:

Pensamento positivo: Não é apenas um clichê de autoajuda. Normalmente exteriorizamos o que pensamos. Quando conseguimos manter nossa mente em uma posição positiva, vemos as coisas de um modo mais fácil e acreditamos que tudo é possível e que encontraremos uma solução.

O centro das atenções: Além de fazer o que gostamos, é necessário separarmos um tempo para nós, para nos conectarmos internamente. Temos que nos lembrar de como o equilíbrio do conjunto é importante.

Essas são apenas algumas das muitas atitudes que podemos ter para cuidar da nossa saúde mental. Temos que descobrir o que nos traz satisfação. Quando não conseguimos sozinhos, o ideal é procurar ajuda profissional. Algumas pessoas estão com o nível de estresse tão elevado que chegam a um estágio em que se transforma em distúrbio. Nesse momento, já não conseguem mais sair da situação sozinhas. A ajuda de um psicólogo, nesses casos, é fundamental. Existem várias correntes na Psicologia que podem ser aplicadas, através do processo terapêutico, no tratamento para alcançar a melhora da saúde mental.

Revista Celebrar

Revista Celebrar oferece um outro olhar sobre as transformações do mundo. Histórias inspiradoras, matérias sobre comportamento, moda, beleza, família e muito mais.

Anterior
Anterior

O fim de ano está chegando. Deixe o Natal Criativo invadir o seu lar!

Próximo
Próximo

Ansiedade: Preocupação excessiva