Ansiedade: Preocupação excessiva

Todos nós temos preocupações. Na maioria das vezes elas são justificadas e se fazem até úteis para que possamos tomar algumas atitudes de precaução. É um instinto normal, como um mecanismo de defesa da nossa mente. O problema é quando essa preocupação sai do controle e acaba virando excessiva, atrapalhando a nossa vida e a das pessoas que convivem conosco. Muitas vezes isso pode estar relacionado a um tipo de ansiedade.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada, por exemplo, se caracteriza pela preocupação excessiva com coisas muito banais, como a escola ou o trabalho, por um período igual ou maior do que seis meses.

Então, se sua preocupação é contínua e incontrolável, pode realmente estar relacionada a algum tipo de ansiedade clínica.

Existem alguns modos de estabilizar essa ansiedade e preocupação para conseguir voltar a viver normalmente. A principal dela é a psicoterapia, que ajuda a pessoa a entender as origens dessa preocupação excessiva, assim como lidar com a ansiedade e seus outros efeitos.

Normalmente quando esse estado de ansiedade ocorre, a mente vira um caos de pensamentos negativos. Tente se perguntar o porquê de tanta agonia, se isso te ajudará a resolver algum problema e se o contexto ao seu redor realmente pede por essa atitude. É importante procurar a ajuda profissional, em alguns casos é feita a combinação da psicoterapia e medicamentos, para que o paciente tenha uma qualidade de vida melhor.


Revista Celebrar

Revista Celebrar oferece um outro olhar sobre as transformações do mundo. Histórias inspiradoras, matérias sobre comportamento, moda, beleza, família e muito mais.

Anterior
Anterior

Como você tem cuidado da sua saúde emocional e mental?

Próximo
Próximo

Setembro Amarelo: Precisamos falar de saúde mental nas empresas