Revista Celebrar - Notícias e entretenimento de Dourados-MS

View Original

Alessandra Fuziy Lorensini

Energia e dedicação com muita feminilidade

Ao conversar por cinco minutos com a empresária Alessandra Fuziy, você logo sente a energia vibrante em tudo que ela faz. Vinda de uma família de muita disciplina, Alessandra sempre soube a importância da dedicação. Ser empresária é apenas parte das funções que Alessandra desenvolve em seu dia a dia.

Natural de Ribeirão Preto (SP), Alessandra veio para Dourados com a família há mais de 40 anos. Aqui seus pais fundaram a Corpal, cuja sigla significa Comércio e Representação de Produtos Agrícolas Ltda., e depois surgiram as outras empresas.

De natureza criativa e inquieta, Alessandra mudou-se para São Paulo, ainda adolescente, a fim de terminar os estudos e começar a tão sonhada faculdade de Arquitetura e Urbanismo. “Meu pai queria escolher a faculdade dos filhos; mas eu já sabia, desde os meus 13 anos, o que queria fazer. Desde muito nova, eu tinha minha vida planejada”, conta.

Contrariando o desejo do pai, Sr. Susumu Fuziy, Alessandra formou-se em Arquitetura, pela Universidade Mackenzie e, em São Paulo, ficou por mais de dois anos com um escritório que abriu com duas colegas da faculdade.

Foi quando voltou para Dourados para começar uma família com Oswaldo Lorensini Neto, que Alessandra passou a ser mais atuante nas empresas da família. Trabalhou na área administrativa até fundar a Corpal Incorporadora, juntamente com os irmãos Marcelo e Fernando. Hoje, a Corpal atua nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo e, através de uma sociedade com a Paysage, empresa de Curitiba, também atua nos estados do Paraná e Santa Catarina, com mais de 9.500 lotes vendidos. E, após muitos anos trabalhando nos negócios com a família, tudo mudou depois de uma consultoria.

“Nós fizemos uma consultoria antroposófica e, em certo momento, meu irmão me perguntou se meus olhos brilhavam ao fazer o que eu fazia todos os dias. Minha resposta foi não. Eu gostava do que fazia, mas não me preenchia”. Foi aí que começou o capítulo ‘Ziy Concept’ na vida da Alessandra. Com uma curadoria dedicada a buscar marcas exclusivas e produtos únicos, a Ziy Concept tornou-se a marca de Alessandra, unindo as paixões pelo design de interiores e arquitetura. E, em breve, o negócio será expandido com um e-commerce.

Além de conselheira e acionista da Corpal e Paysage Corpal e proprietária da Ziy Concept, Alessandra dedica boa parte do seu tempo às ações do Instituto Fuziy, que desenvolve ações sociais em comunidades da periferia de Dourados. É ali que a empresária pratica uma das coisas que ela mais gosta de fazer: ouvir a história das pessoas.

“Eu gosto de conhecer a história das pessoas; às vezes a gente trabalha anos com alguém e não conhece a história dela. Muitas vezes, a pessoa age de determinada forma por conta de tudo que ela viveu. É inspirador”. O Instituto é a realização da família Fuziy, é a maneira que eles encontraram para proporcionar uma mudança efetiva na vida das pessoas. 

Este ano de 2022 é especial para Alessandra, porque ela faz 20 anos de casada e completa 50 anos. “Neste momento, quero deixar algo de bom, um legado... E venho tentando fazer isso com minhas ações, através da minha família, meu trabalho e do Instituto e, se eu conseguir tocar uma só pessoa, acho que já vai ter valido a pena.”

PING PONG

Uma referência: “Meu pai, Susumu Fuziy.”

Ser mulher é: “Buscar seu lugar sem deixar a feminilidade.”

Um lugar: “Minha casa é meu refúgio.”

Uma memória marcante: “Quando voltava para casa com meu primogênito nos braços.”

Uma paixão: “Fazer a escolha das peças da loja, comprar e fazer curadoria de tudo que temos na Ziy Concept.”

Um hobby: “Esquiar.”

Uma viagem inesquecível: “Japão, onde conheci minhas origens.”

Família é: “A minha base e a razão da minha vida.”

Celebrar é: “Essencial! Eu escolho ser feliz e celebro todos os dias da minha vida com pessoas amadas.”