Revista Celebrar - Notícias e entretenimento de Dourados-MS

View Original

Ângelo Ximenes

Um homem que se dá bem no campo e na cidade. Estudioso e descolado. Bom de papo e de números. Tudo parece oposto, não é? Mas estamos falando de Ângelo Ximenes, o engenheiro agrônomo que inovou e abriu espaço para um novo segmento no Brasil. A Celebrar conheceu um pouco mais da história desse profissional.

Ângelo Cesar Ajala Ximenes nasceu em Bela Vista, mas veio para Dourados com pouco mais de um ano; então se considera douradense. Os pais eram comerciantes; tem dois irmãos. Ninguém era do meio rural, mas conheceu o agro perto da época do vestibular. Trabalhou com os pais no restaurante da universidade e começou a conversar com estudantes dessa área. “Eu vi que era um curso que mexia com cálculo, química, biologia, tudo que eu gostava; aí decidi a faculdade que iria fazer”. 

Formou-se em 1987. Na época, havia poucos profissionais na área e recebeu diversas propostas de trabalho. “Escolhi começar na cooperativa, pois ali aprenderia mais, já que é bem amplo”. 

Em 1991, teve uma grande ideia: terceirizar a assistência técnica agrícola. Ele e o sócio abriram a primeira empresa a oferecer esse tipo de serviço no Brasil; virou notícia nacional. Hoje a Coperplan tem 32 funcionários e é referência em todo o país.

O currículo de Ângelo é extenso: deu aula em universidades, escolas, passou por várias empresas, foi presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Dourados, do Grupo Plantio na Palha e, atualmente, é vice-presidente do Sindicato Rural de Dourados, onde também é reponsável pelas palestras da Expoagro.  

Ximenes também foi diretor do CREA-MS e, por quatro anos, esteve à frente do Clube Indaiá. Durante seu mandato, o clube tornou-se referência por ter atingido o maior patamar de investimentos da história. A gestão dinâmica e inovadora também deu ao clube o prêmio CLUBE TOP 100. 

Como ele consegue dar conta de tantas tarefas? “Minha profissão se encaixou tão perfeito para mim, que nem parece trabalho; é terapia, amo tudo que faço”.

Aos 53 anos, o agrônomo declara ser um homem realizado e muito grato pelas oportunidades que teve em Dourados. “Tudo na minha vida conquistei aqui em Dourados; minha vida é aqui e sou muito feliz por tudo”. 

Ângelo também é um homem de família. Casado desde 1989, tem três filhos e está ansioso pela chegada do primeiro neto. Na sua rotina, não deixa de viajar, ter tempo com a família e praticar atividades físicas. Um homem de fé, que ama viver.

PING PONG 

Um momento inesquecível: “Nascimento do primeiro filho.”

Uma viagem marcante: “Alemanha com a família, Floresta Negra.”

Dou risada quando... “Vejo futebol Profissional.”

Trabalho para: “Família.”

Uma música especial: “Amigos para sempre.”

Três objetos sem os quais não vivo: “Celular, terço e caneta.”

Família é: “Tudo.”

Não vivo sem: “Viajar.”

Uma saudade: “Das pessoas que se foram, em especial meu pai, Sr. Ximenes.”

Na folga eu: “Caminho sozinho.”

Uma frase: “Tudo posso naquele que me fortalece.”

Celebrar é: “Viver bem a vida.”