Revista Celebrar - Notícias e entretenimento de Dourados-MS

View Original

Storytelling e desenvolvimento de pessoas

Storytelling é um recurso usado nas áreas de Marketing, Publicidade e Desenvolvimento de pessoas, que consiste na arte de contar histórias com o objetivo de envolver, persuadir e mostrar uma marca, um conceito ou uma ideia sem agir de modo invasivo. O storytelling aproxima pessoas de uma marca ou ideia de uma maneira interessante, por meio de um misto entre palavras e recursos audiovisuais, e alia compartilhamento de interesses e informações usando uma narrativa. Nos treinamentos de equipe da SFT Imobiliária, utilizamos todos os recursos e técnicas disponíveis para promover conhecimento e engajamento entre os colaboradores e entre eles e a empresa.

Como pano de fundo, quero contar uma história, que li em um livro há alguns anos. Detalhe, essa história curta, um conto, estava em uma das notas de rodapé do livro, portanto, pense nisso: nunca despreze as notas de rodapé.

O título do conto é “The Verger” (O sacristão). “Trata-se de um homem de meia idade chamado Albert, que passou a maior parte da sua vida adulta como um sacristão, ou assistente do vigário, na luxuosa Igreja de São Pedro, em Londres. Quando os chefes da igreja descobrem que Albert não sabe ler ou escrever, ele é demitido. Ao voltar para casa a pé naquela noite, confuso sobre o que fazer, Albert sente vontade de fumar um cigarro. Mas ele não consegue encontrar nenhum lugar aberto para comprar uma carteira de cigarro. Ele acha aquilo estranho, imaginando que ele não seria o único homem caminhando pelas ruas de Londres com vontade de fumar um cigarro.

Então, ele aluga uma loja de rua e monta uma tabacaria e banca de jornal. A loja é um sucesso, então ele abre mais uma em outra rua. E mais uma. Em dez anos, ele tem dez lojas. Ele se torna um homem rico, se encarregando ele próprio das receitas da semana e depositando-as no banco.

Um dia, o gerente do banco pede a Albert para assinar alguns documentos de transferência. Albert choca o bancário ao admitir que não sabe ler ou escrever.

– Você quer dizer que você acumulou toda essa fortuna sem saber ler nem escrever? –

pergunta o bancário. ‘Meu Deus, homem, o que seria de você hoje se soubesse ler e escrever?’

– Eu seria o sacristão da Igreja de São Pedro – disse ele.”

História contada. Agora, pense comigo! Quantas pessoas e quantas oportunidades são descartadas porque muitas vezes cometemos o erro de focar unicamente em habilidades não desenvolvidas? Obviamente que cada caso é peculiar, mas em uma equipe é primordial que a liderança saiba quais são as potências de cada pessoa. Assim, habilidades podem ser desenvolvidas e outras podem ser descobertas.

Na SFT Imobiliária, nosso foco em desenvolvimento pessoal e profissional tem o objetivo de descobrir habilidades e disponibilizar recursos – para que os colaboradores ativem suas potências e entrem na sinergia de nosso espaço para usufruir dos melhores dias de trabalho de suas trajetórias profissionais. E isso não é somente um sonho, um desejo de um empreendedor visionário, é algo real e consistente – pois nossa equipe é composta de pessoas compromissadas com os valores e ideias que defendemos. Nosso compromisso principal é do próprio colaborador com ele mesmo e sua família – pois nosso desenvolvimento pessoal trará resultados visíveis para nossa trajetória profissional.

Muitas vezes histórias de superação e sucesso profissional nunca serão contadas, porque muitos gerentes, líderes ou colaboradores não têm tempo ou o hábito de prestar atenção em “notas de rodapé”. Essa é uma oportunidade de mudar histórias. Vamos prestar mais atenção em possíveis “notas de rodapé” – elas podem fazer surgir outros livros, podem fazer nascer novas e melhores histórias.

Obs.: esse conto está no livro “Mojo”, autoria de Marshall Goldsmith e Mark Reiter.

GOLDSMITH, M; REITER, Mark. Mojo. Curitiba:Editora Nossa Cultura, 2011