Revista Celebrar - Notícias e entretenimento de Dourados-MS

View Original

Você está pronto para economizar até 12% na sua obra sem reduzir o seu projeto?

Conheça o método que o arquiteto Jordano Valota adotou em suas obras

Atuo há mais de 10 anos como arquiteto na cidade de Dourados/MS, trabalho com projetos e construções residenciais e comerciais, e uma das coisas que sempre me indignou foi o alto índice de desperdício de materiais nos canteiros de obras.

Esse problema também foi um dos fatores que me motivaram a procurar maneiras de economizar e também reduzir esse tipo de perda. Diante disso, nós conseguimos através do projeto reduzir em até 12% do valor da obra em relação ao que se oferece no mercado hoje.

Com essa nova prática, nós percebemos que não é somente um bom projeto que ajuda a reduzir desperdícios, mas também processos industrializados de execução de obras, como por exemplo o modelo de corte e dobra. O modelo corte e dobra de aço é um sistema no qual, em vez de ter um armador na obra, a indústria já corta, dobra e enumera toda a ferragem através de máquinas e equipamentos que são configurados conforme o projeto estrutural, além de produzir todos os estribos com dobras com maior qualidade.

Além de ganharmos tempo na obra, economizamos também o dinheiro, desperdiçando menos aço. Na Açotelha, os projetos são reavaliados pela equipe técnica da indústria, depois os arquivos são transmitidos para as máquinas que fazem o corte e a dobra de acordo com as especificações do projeto. Com isso, garante-se a qualidade e a conformidade das armaduras com o projeto estrutural, gerando um produto com “zero” desperdício e mais fiel ao projeto estrutural.

Foi com a filosofia de fazer melhor com o menor custo, que aqui no escritório adotamos o sistema corte e dobra da Açotelha. Além disso, os vendedores, junto com a equipe técnica, dão para nós todo o respaldo a fim de poder otimizar mais ainda o tempo e o custo.

Essa cultura que criamos, de planejar melhor e executar melhor, só foi colocada em prática através da combinação do projeto com bons parceiros, que são comprometidos e compartilham dos mesmos valores. Os desafios são enormes, não somente nos projetos, mas também na gestão das obras; portanto, poder contar com parceiros como a Açotelha é muito importante para entregarmos um melhor custo x.