Revista Celebrar - Notícias e entretenimento de Dourados-MS

View Original

Paroquia São José Operário recebe claraboia de Mosaico e Vitral de Lorenz Johannes Heilmair

Dom Teodardo Leitz – terceiro Bispo da Diocese de Dourados esteve à frente da paroquia São José Operário que foi construída em 1- de maio de 1974 para atender a população que na década de 70 aumentou consideravelmente.

Com o passar do tempo, a igreja já não atendia as necessidades da comunidade e precisou ser demolida, e uma nova igreja foi construída, projetada pela arquiteta Marilu Fantin, de Pato Branco. Atualmente o Pároco e Frei Silvio José dos Santos dá continuidade a obra e foi precedido e apoiado pelo saudoso Frei Bernardo Dettling e Frei Eterson.

Na concepção do novo espaço da igreja foi projetada uma abertura sobre o altar, com o objetivo de iluminar com a luz natural o ambiente do presbitério. Inicialmente projetada com de 3 metros a claraboia foi finalizada com abertura de 6 metros de diâmetro o que significou um desafio para solução técnica e estética.

O artista plástico, vitralista e mosaicista Lorenz Johannes Heilmair, foi convidado para elaborar um projeto artístico para esse espaço, cuja a execução exigiu dois anos de trabalho, e que previa a união de duas técnicas milenares, a do vitral e do mosaico, essa solução inédita exigiu uma serie de adequações técnicas até a sua concretização, na quarta-feira (17/11).

O tema central da claraboia é o espirito Santo, com seus sete dons, presente fortemente em São José, que é o padroeiro da igreja. A claraboia é parte de uma concepção artística maior e terá sua continuidade em mosaico na parede do fundo do altar, cuja a temática será o padroeiro São José.

Lorenz em entrevista para a revista Celebrar enfatiza que este trabalho só foi possível pelo empenho da comunidade e também pela liderança do Frei Silvio. O objetivo da obra não é apenas o embelezamento do espaço, mas ser instrumento de ajuda na evangelização.

Além desse trabalho, Lorenz realizou no ano de 2002 o mosaico da Igreja Catedral Imaculada Conceição e a capela do mosteiro das irmãs Clarissas entregue em 2009.