Janete Padilha, a coragem que abriu caminhos
A trajetória profissional de Janete Padilha até se tornar referência.
Quem vê a referência profissional que é Janete Padilha não imagina quais foram os desafios para chegar aonde está. Mas não existiria inspiração sem uma boa dose de coragem. Coragem para ousar e caminhar por lugares nem antes tentados. Em uma tarde de entrevista, Janete abriu as portas de seu lar e dividiu sua história com a equipe Celebrar.
A coragem
Há mais de 30 anos, a profissão de designer de interiores não tinha tanto espaço no mercado de trabalho e tampouco o reconhecimento da importância da função, pelo menos no interior de Mato Grosso do Sul. Mesmo assim, Janete interessou-se pelo assunto, quase que despretensiosamente, quando trabalhava com vendas em uma loja de móveis planejados, em Dourados, na década de 1980.
“Todo mês vinha na loja um profissional que desenhava os móveis. Eu vi o trabalho dele e me interessei; desenhei um pouco e ele me disse que levava jeito. Sempre gostei de desenhar, tenho a mente criativa. Eu gostei da experiência, mas não queria ficar só nos móveis, queria ir além”, lembra Janete.
Foi esse o pontapé para Janete começar sua jornada na área do design de interiores, decoração e arquitetura. Mas, como ter espaço no mercado sem ter experiência ou formação na área? Foi então que Janete mostrou que a coragem e a fé em si mesma são elementos fundamentais para alçar voos maiores.
A ousadia
“Eu sabia o que queria fazer, sabia que era boa no que fazia, mas me faltava a oportunidade. Eu andava pelos bairros em Dourados à procura de casas em construção. Chegava e perguntava quem era o dono do imóvel e o arquiteto responsável”, conta. Depois de descobrir de quem era a obra, Janete oferecia seus trabalhos; foram algumas recusas até que começaram a surgir as oportunidades.
No início, Janete ficava responsável apenas por um ou dois cômodos de uma casa, até que os resultados começaram a aparecer e o trabalho passou a ser reconhecido. Pouco tempo depois, Janete abriu a franquia Móveis Florence; depois, seu escritório, que consolidou sua marca.
A referência
Hoje o Escritório Janete Padilha tem mais de 34 anos de atuação com um portfólio de projetos nacionais e internacionais. À frente de sua equipe, Janete cuida de todos os detalhes atendendo criação, gerenciamento de obras e toda parte de decoração. Hoje, são seis arquitetos no escritório, além de outros colaboradores.
Atualmente, a equipe do Escritório Janete Padilha está desenvolvendo projetos de imóveis residenciais de alto padrão nos condomínios Hectares, Porto Madero, Porto Seguro, Porto Unique, em Dourados, e também nas cidades de Naviraí, Campo Grande, Ponta Porã e Paraguai.
Ao ser perguntada sobre qual foi o ponto mais marcante de sua carreira, Janete prontamente lembra do prêmio Casa Cor MS de 2011. A designer de interiores, autodidata, recebeu o prêmio de Melhor Projeto da edição, concorrendo com dezenas de arquitetos e designers do Mato Grosso do Sul.
“Eu recebi um convite de honra para participar do projeto, mesmo não sendo arquiteta, e recebi um espaço de destaque para trabalhar. Na primeira reunião, me senti um pouco discriminada; mas, surpreendentemente, entre os 92 profissionais que trabalharam naquela mostra, eu fui premiada. Fiquei muito feliz, foi o reconhecimento do meu trabalho”, lembra.
Em 2014, Janete recebeu novamente o reconhecimento através do troféu Ambiente Capa de Revista.
Para construir uma carreira sólida, Janete contou sempre com o apoio da família, Fernando (neurologista) e Luiza (empresária), equilibrando os sonhos profissionais com a maternidade.
Com mais de três décadas de trabalho na área, a criatividade da designer sempre é nutrida por meio das viagens. Apaixonada por roteiros nacionais e internacionais, Janete já conheceu diversos destinos, e é quando está conhecendo novos lugares que a criatividade fica mais aflorada.
“Nada passa despercebido para mim, fotografo tudo. Vejo um detalhe numa porta e logo penso num projeto que estamos desenvolvendo. Para mim, as cidades mais bonitas, que possuem uma riqueza imensa de detalhes são: Barcelona, Milão, Viena e todos os destinos do Oriente Médio”, acrescenta. A Semana de Design, em Milão (Itália), é destino certo quase todos os anos para Janete. Para ela, criatividade é um dom que precisa ser constantemente abastecido de novas ideias.
Ao olhar para trás, Janete lembra de todas as conquistas alcançadas e celebradas e reforça que não basta ter bom gosto nessa área; é preciso ter muito trabalho e fé. É assim que se torna uma referência.