Revista Celebrar - Notícias e entretenimento de Dourados-MS

View Original

Tom Lara Bueno: a história do Campeão Brasileiro de Muay thai

_Com menos de dois anos no esporte o atleta já conquistou espaço no cenário nacional_

Talento sem disciplina não brilha, sem oportunidade também não prospera. Mas talento quando encontra as condições ideais para crescer tem resultados inimagináveis. Com menos de dois anos na prática do Muay thai, Tom Lara Bueno, já tem algumas vitórias para contar, a mais recente é de novembro de 2021 com o 1º lugar no Campeonato Brasileiro na categoria 63 Kg 14-15 anos.

 

Tom tem 15 anos e está cursando o primeiro ano do ensino médio, jovem e com muita energia se tornou um dos membros da Equipe Fênix Team sob comando do treinador, Luan Dalmaso, que já foi eleito três vezes seguidas o melhor treinador de Kickboxing de Mato Grosso do Sul. Como aluno da Fighting Studio de Dourados (MS), Tom participou em 2021 de competições em Dourados/MS, Campo Grande/MS, Rio de Janeiro/RJ e em Porto Alegre/RS.

 

Tom possui qualidades que o fazem brilhar, mesmo há tão pouco tempo no esporte, sua disciplina, energia e garra são louváveis. De origem humilde e com muitas lutas fora do ringue desde menino a vida o ensinou a lutar. Tom foi adotado no início da sua adolescência, junto com sua irmã biológica pelo casal, Nislley Lara e Raphael Bueno.

 

Sua família foi construída de uma maneira não convencional, ainda criança sofreu perdas e traumas, no primeiro ano junto com a nova família, Tom começou o esporte incentivado pelos pais, para que pudesse exteriorizar sentimentos que na época estavam atrapalhando o relacionamento familiar.

 

A mãe, Nislley, conta que o filho logo nos primeiros treinos já passou a se comportar como atleta, buscando sempre ultrapassar seus próprios limites e trazendo uma rotina de alimentação, exercícios e muito entusiasmado com o esporte.

 

“Foi muito rápida a sua transformação, os comportamentos que eram desafiadores acabaram e no lugar deles vieram os campeonatos, que a princípio me deixaram muito preocupada. Graças a Deus tivemos a oportunidade de conhecer ótimos profissionais que nos acolheram e acreditaram no Tom desde o início. Temos muita gratidão aos treinadores dele, o primeiro foi o Gabriel Dalmaso e hoje é o Luan Dalmaso, irmão do Gabriel, a história deles faz sentido para nosso filho que tem uma grande admiração e orgulho por treinar com eles, são profissionais excelentes que dedicam as suas carreiras aos alunos, e formaram uma rede de apoio e exemplo para nosso filho, que hoje já escolheu sua profissão, atleta de esportes de combate”, pontua Nislley.

 

Com incentivo dos pais, Nislley e Raphael, e da irmã Julia,Tom tem metas audaciosas para esse ano e precisa de ajuda para alcança-los.

 

" Quero ir para Tailândia, estar com meu treinador e minha família lá, representar todos que torcem por mim. Já ouvi risadas, quando disse que meu sonho é viver do esporte! Mas eu acredito muito e quero isso para minha vida, quero ser um profissional, ganhar cinturão, promover o esporte como transformação de vida.", conta Tom.

 

No momento o principal o impedimento para que o Tom dispute o mundial de Muaythai é o fato de não ter um sistema de classificação para o mundial. Mas referência para essa conquista, Tom tem. Dourados já tem tradição no esporte. Gabriel Dalmaso, primeiro treinador do Tom foi Campeão Mundial de Muay Thai em 2018 (Tailândia), bi-campeão Brasileiro de Kickboxing (2018/2021), vice-campeão Brasileiro de Muay Thai 2017.

 

Para conquistar esse sonho, o apoio financeiro é fundamental. Em 2022, o objetivo é melhorar o rendimento do atleta, explica o professor e instrutor, Luan Dalmaso. “Atualmente o Tom tem feito treinamentos de força para complementar os exercícios de Muay Thai . O Tom é um atleta em formação, a ideia é que ele lute o máximo de vezes possíveis até completar 18 anos. Nossos atletas treinam em média 3/4 horas por dia”.

 

" Me encontrei na academia, no Muay Thai  principalmente, nos treinos a equipe é minha segunda família. Estar no Ringue é me sentir no controle, me sinto capaz, gosto de ouvir as pessoas torcerem por mim, me sinto vivo, são muitas emoções na verdade, assisto minhas lutas mil vezes e toda vez um filme passa na minha cabeça, as vezes me pergunto, sou eu mesmo? E sempre respondo: é cara é você, nossa que massa eu consegui!", finaliza.

 

Para incentivar o atleta Tom Lara Bueno e conhecer sua rotina e resultados siga a página no Instagram HYPERLINK "https://www.instagram.com/tom_lara_bueno/"@tom_lara_bueno

Para conhecer a história da família do Tom, acesse a matéria “Borboletas: Uma segunda chance para amar”

Sobre Muay thai: O Muay Thai ou “boxe tailândes” é uma luta milenar que simboliza a "luta das oito armas", pois em uma disputa no ringue são usadas oito partes do corpo para atacar e defender: os dois punhos, cotovelos, joelhos e a combinação de duas canelas com dois pés. Os atletas precisam de equipamentos de proteção para a prática.