Políticas Internas: por que implantar na sua empresa?
Toda empresa tem rotinas e procedimentos próprios que precisam ser conhecidos e seguido por todos os seus colaboradores. E para que essas normas e regras sejam aplicadas no dia a dia, as empresas usam de ferramentas como o Regulamento Interno e as Políticas Internas, que são essenciais para a organização empresarial.
Diferente do Regulamento Interno, que é um documento que traz todas as regras da empresa, desde questões trabalhistas até comportamentais, as Políticas Internas são documentos personalíssimos, ou seja, são políticas voltadas a algum assunto específico para a realidade da corporação, como por exemplo a Política de Cargos e Carreira, a Política de Metas, a Política sobre o uso de celular pessoal, entre diversos outros assuntos.
As políticas internas documentam ações, comportamentos e procedimentos que precisam ser seguidos dentro da empresa. Elas refletem o propósito e os objetivos de uma organização e estabelece o que deve ser feito para alcança-los. Elas podem orientar as ações que ocorrem dentro da organização e impactam os funcionários e gestores, e também se aplicam ao modo como a empresa se porta em relação aos clientes e a sociedade.
É muito importante que as empresas tenham seu Regulamento Interno bem elaborado e estruturado, além de Políticas Internas que levam mais segurança pois ajudam no apoio na tomada de decisões, otimização da comunicação interna e fortalecimento da imagem e reputação da empresa.