o Assédio Moral no local de trabalho

O assédio moral no trabalho é uma prática muito recorrente nos ambientes de trabalho das organizações, e a sua discussão ainda pode gerar polêmicas. Por isso, é muito importante que a empresa adote medidas que identifiquem, previnam e coíbam a ocorrência desse tipo de situação abusiva dentro das suas dependências, evitando, assim, que o problema se agrave.

Sofrer assédio moral dentro da empresa é um assunto sério e que deve ser encarado. É preciso que o empregador saiba quais atitudes configuram, de fato, o assédio. Afinal, o conhecimento é o primeiro passo para a adoção de atos de combate e prevenção.

Para isso, a organização deve realizar avaliações que estudem os riscos porventura existentes no ambiente do trabalho e, a partir daí, traçar condutas de prevenção, como a instituição de políticas que visam a proteger a dignidade do funcionário. Do mesmo modo, deve fornecer condições adequadas de trabalho, a fim de evitar estresse e outras complicações.

Vamos citar alguns exemplos de problemas causados pelo assédio moral no trabalho: desmotivação, perda da capacidade de tomar decisões, estresse e ansiedade, isolamento, depressão, síndromes do pânico ou de Burnout, irritabilidade, abandono do emprego, e até mesmo suicídio.

Por isso é bastante importante treinar seus colaboradores, levar informações sobre o Assédio Moral no local de trabalho e assim evitar diversos transtornos.

Hariet Raffel | Assessora PDR

Hariet Raffel

Especialista em Compliance / PDR Assessoria Empresarial

https://www.instagram.com/hariet_raffel/
Anterior
Anterior

Mousse Fake de Morango

Próximo
Próximo

O afastamento de empregadas gestantes das atividades presenciais durante a pandemia