Novidades em tratamentos de rejuvenescimento em 2025
Na busca incessante pela juventude e vitalidade, a medicina estética avança constantemente, trazendo inovações que prometem transformar a forma como cuidamos da nossa pele. Sabendo disso, resolvi trazer para vocês as mais recentes novidades em tratamentos de rejuvenescimento que estarão em alta em 2025, desde a biotecnologia até avanços em técnicas não invasivas:
1) Terapia Regenerativa
A medicina regenerativa estimula a reparação de tecidos danificados, através da aplicação de células-tronco ou estimulantes biológicos para melhorar a elasticidade e a textura da pele, proporcionando um efeito rejuvenescido.
* Exossomos: são pequenas vesículas que desempenham um papel crucial na comunicação celular e na transferência de proteínas, lipídios e RNA. Em 2025, estes componentes estão sendo usados em terapias regenerativas para recuperar a pele após procedimentos estéticos e estimular a produção de colágeno, promover a regeneração da pele, reduzindo rugas e melhorando a textura;
* Ectossomos: semelhantes aos exossomos, os ectossomos são liberados por células e estão ganhando destaque nas pesquisas. Eles contribuem para a comunicação celular e oferecem potencial terapêutico em tratamentos de pele, focando em melhorar a elasticidade e diminuir sinais de envelhecimento, sendo utilizados em protocolos que visam rejuvenescimento facial, utilizando cremes e soros que os incorporam;
* PDRN (Polideoxirribonucleotídeo): atua na regeneração celular e na cicatrização de tecidos. Usado em injeções, promove a revitalização da pele e é eficaz no tratamento de sinais de envelhecimento.
* Terapia Genética para Rejuvenescimento: investigação de marcadores biológicos do envelhecimento, para tentar retardá-los ou revertê-los. Testes que podem ser feitos no consultório e que permitem personalizar todo o tratamento clínico e domiciliar.
2) Terapias de renovação celular minimamente invasiva
A renovação celular da pele é primordial para melhor saúde, funcionamento e estética da face. Investir em tratamentos capazes de estimular a renovação de maneira não invasiva e que não impeçam o retorno às atividades usuais é o que as pacientes procuram.
* Lhala Peel: peeling coreano conhecido por sua eficácia e baixo risco de efeitos colaterais. É uma forma aprimorada de peeling químico que combina ingredientes inovadores para uma esfoliação eficaz. É projetado para minimizar a irritação e o tempo de recuperação. Ele incorpora ingredientes botânicos e ácidos suaves, oferecendo uma renovação da pele com menos descamação.
* Laser de CO2 Fraccionado: antes conhecido pela capacidade de Ressurfacing intenso, com um pós-procedimento extremamente agressivo, o CO2 retoma ao foco em 2025. Novas máquinas que chegam ao Brasil trazem os mesmos benefícios, com diminuição dos riscos e complicações.
3) Radiofrequência Fraccioada, Microagulhada e Monopolar
Essa técnica utiliza a geração de calor nas camadas profundas da pele, promovendo um efeito lifting e melhorias na flacidez facial. Reformuladas, as novas máquinas trazem mais segurança, menos desconforto e maior capacidade de estímulo de colágeno. A eficiência da radiofrequência com microagulhamento promove uma renovação da pele muito eficaz.
* Morpheus 8: uma tecnologia patenteada, que possui quatro ponteiras diferentes para melhor aplicabilidade, conseguindo proporcionar o aumento da produção de colágeno, efeito lifting e compactação de gordura em tratamentos faciais e corporais.
* Olígo, Volnewmer, Coolfase, Tentherma: novas máquinas que chegam ao Brasil e que promovem o estímulo de colágeno de maneira eficaz, indolor e sem downtime.
4) Rejuvenescimento facial com gordura
Já utilizada há muitos anos na prática de bons cirurgiões plásticos, a gordura autoenxertada é cada vez mais estudada. Suas propriedades regenerativas, devido às STEAM CELLS, estimularam o surgimento de devices específicos para coleta, preparo e distribuição facial. Com técnicas menos invasivas, resultados naturais e duradouros.
5) Novos injetáveis
Novas toxinas botulínicas, que prometem efeito mais rápido e prolongado. Novas formulações, com produtos híbridos de ácido hialurônico, aminoácidos, polissacarídeos e polinucleotídeos que renovam, regeneram, estruturam e revitalizam a pele.
Conclusão
As inovações em tratamentos de rejuvenescimento para 2025 indicam um futuro promissor para quem busca manter a vitalidade da pele. Com tecnologias que vão desde a biotecnologia até técnicas minimamente invasivas, cada vez mais pessoas podem encontrar opções personalizadas para atender às suas necessidades de beleza e bem-estar.
Dra. Daniela Rocha Franco Drumond
CRM 7709 | RQE Cirurgia Plástica 6245
Endereço: Rua João Rosa Góes, 1940 - Clínica Imagem, Dourados/MS
Instagram: @dradanieladrumond