Lançamento da CASACOR MS será no Bioparque Pantanal, de Ruy Ohtake
Espaço que une natureza, arte e memória é palco da nova fase da CASACOR no MS – mais conectada com o território, o mercado e a força criativa local
Símbolo da arquitetura contemporânea e do turismo sustentável, o Bioparque Pantanal — maior aquário de água doce do mundo — será o cenário do aguardado lançamento da CASACOR Mato Grosso do Sul. Assinada pelo inesquecível arquiteto Ruy Ohtake, a obra foi inaugurada em março de 2022, quatro meses após sua partida, e já é considerada um marco na paisagem arquitetônica de Campo Grande.
Com traços futuristas e formas curvas que remetem a uma nave pousada no coração do Pantanal, o projeto de Ohtake abriga muito mais do que espécies nativas de peixes, cobras e plantas. Dentro dessa “nave”, repousa o futuro: um espaço onde natureza, arte, ciência e tecnologia se encontram. Entre os ambientes do Bioparque, destaca-se também a biblioteca que homenageia o maior poeta sul-mato-grossense de todos os tempos: Manoel de Barros. Admirador declarado do poeta, Ohtake visitou Manoel poucos dias antes de sua morte, em 2014, em busca de inspiração para o projeto. Dessa troca sensível nasceram compromissos: incluir na obra objetos que eternizassem a memória do poeta e fazer da arquitetura um abrigo também para a poesia.
E será nesse cenário onde a natureza encontra a arte, e a memória se transforma em inspiração, que a CASACOR MS inaugura um novo capítulo. Ao escolher o Bioparque Pantanal como palco, o evento reafirma seu compromisso com a valorização do território, da cultura e da arquitetura com propósito. A obra de Ruy Ohtake, viva em cada curva, torna-se símbolo de um tempo que honra o passado, abraça o presente e aponta para o futuro — com água, poesia, inovação e pertencimento.
Esta nova fase da CASACOR Mato Grosso do Sul também marca a chegada dos novos sócios franqueados, um grupo de produtores culturais com uma longa estrada na realização de eventos em Mato Grosso do Sul. A equipe é formada pelo ex-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e realizador de grandes shows em Campo Grande, Gustavo Castelo, conhecido por Cegonha; a empresária no setor de Gastronomia e colunista, Ely Oliveira Semmelroth, que representa a região de Dourados. Também fazem parte da nova direção, a produtora Karla Viegas, com atuação voltada para o audiovisual e Ricardo Câmara, diretor artístico da Casa-Quintal Manoel de Barros. Eles assumem a missão de fortalecer a presença da marca no estado, imprimindo uma curadoria mais conectada com o território, com o mercado contemporâneo e com a força criativa local.
A assinatura do masterplan da mostra fica sob responsabilidade da designer de interiores Daiana Capuci, que trará um olhar sensível e estratégico para a ocupação do espaço e a fluidez da experiência do visitante. Além da masterplan, Daiana é responsável por toda a curadoria de marcas. A produção, relações públicas e comunicação da mostra estão sob a direção de Bia Figueiredo, especialista em branding e experiências de alto padrão, que assina a narrativa dessa nova edição com olhar curatorial e conexão profunda com o território.
O lançamento será realizado no dia 15 de abril de 2025, às 9h30, em um encontro reservado para convidados.
Matéria por: casacor.abril.com.br