Revista Celebrar - Notícias e entretenimento de Dourados-MS

View Original

Imunização ao longo da vida como porta de entrada para a saúde

Estender os benefícios da vacinação contra doenças infecciosas desde a infância ao longo de toda a vida está se tornando uma prioridade cada vez mais urgente, tendo em vista o envelhecimento da população mundial, o surgimento e o ressurgimento de doenças infecciosas e a necessidade de investir mais em prevenção versus cura.

Para aumentar a confiança da imunização na população, é essencial que as partes interessadas eliminem a complacência em relação a doenças infecciosas, melhorem a conveniência da vacinação, removam barreiras entre diferentes especialidades da área de saúde e abordem a prevenção como uma única entidade. Um novo modelo de “4Cs”, que engloba conveniência, confiança, complacência e aceitação cultural, é proposto para converter 'disponibilidade de vacina' em 'aceitação de vacinação' ao longo da vida. A vacinação ao longo da vida deve se tornar a nova norma social de um estilo de vida saudável, juntamente com uma dieta saudável, exercício físico adequado e não fumar.

A imunização ao longo da vida é o conceito de vacinação que fornece proteção e benefícios à saúde das pessoas ao longo da vida, em diferentes estágios e circunstâncias. Essa necessidade de estender os benefícios da vacinação para além da infância chamou a atenção de médicos e formuladores de políticas como parte de um interesse global na prevenção de doenças como forma de melhorar a saúde e reduzir os custos com saúde. Vacinas contra uma ampla variedade de patógenos estão disponíveis para uso em adolescentes, mulheres grávidas, adultos, idosos e viajantes. Além das vacinas licenciadas, as imunizações estão ganhando impulso à medida que novas vacinas estão sendo desenvolvidas para atender às necessidades contra patógenos desafiadores e para prevenir doenças em populações específicas, como mulheres grávidas e indivíduos com condições imunocomprometidas ou comorbidades.