Revista Celebrar - Notícias e entretenimento de Dourados-MS

View Original

Compliance para condomínios

O compliance condominial é uma forma prática de prevenir fraudes e desvios de dinheiro dentro dos condomínios, assim como garantir a transparência e a ética dos vários processos do local. Além disso, o compliance ajuda a evitar gastos desnecessários e ainda contribui para a valorização do imóvel. Já a falta de compliance pode custar caro por eventuais desvios de conduta.

Sabemos que nos condomínios os síndicos são responsáveis por manejar diferentes recursos e lidar com questões sensíveis e complexas que envolvem os condôminos, seus colaboradores e o próprio empreendimento. E é aí que podem ocorrer desvios de conduta, falta de processos para a realização das atividades, rotatividade de colaboradores, falta de organização e descontentamento dos condôminos.

Nesse momento surge a necessidade de implementação do compliance no condomínio, que dependerá das características e da realidade de cada empreendimento. Dentre as ferramentas mais importantes para o compliance em condomínio destaca-se o Código de conduta, que envolve desde o treinamento e a conduta dos funcionários até as formas com que os condôminos devem prosseguir em caso de queixas e insatisfações. Outra ferramenta muito importante são as políticas internas que iram abordar os diversos procedimentos do condomínio e como devem ser realizados, além do regulamento interno para todos os colaboradores.

Portanto se você é morador de um condomínio e vem presenciando diversas condutas de fraudes de desvios, e desorganização é hora de sugerir na assembleia a implementação do programa de integridade para ver a mudança cultural acontecer e o seu condomínio se destacar dos demais.