Canal de Denúncias
Mais uma ferramenta bastante importante para o mundo corporativo que a PDR vai apresentar é o Canal de Denúncias. Este que já é considerado antigo instrumento conhecido de muitas das empresas para captar sugestões e reclamações através de caixas de papelão, onde era depositadas as interações dos funcionários e clientes, passou por uma modificação e hoje é considerado um canal de maior segurança para este tipo de comunicação.
Geralmente, o Canal de Denúncia é instaurado numa empresa logo após investigação interna sobre determinado assunto que foi levantado na Gestão de Riscos, e para manter a segurança e as melhores práticas de mercado para garantir aos denunciantes o sigilo do conteúdo da denúncia.
A ferramenta é de suma importância para que a companhia possa mapear os riscos, com a finalidade de evitar uma demanda trabalhista em casos de assédio sexual ou moral, corrupção, condutas que se desviem dos termos estabelecidos pela empresa, atos ilícitos, fraudes, etc.
Percebe-se que cada ferramenta do Compliance exposta está interligada. Para uma boa gestão e organização é necessário dentro da empresa um Regulamento Interno, Código de Conduta e Políticas internas além, é claro, do Canal de Denúncia. A PDR auxilia a sua empresa na instauração de todos estes instrumentos.