Revista Celebrar - Notícias e entretenimento de Dourados-MS

View Original

Atitudes ESG em pequenas e médias empresas

O termo ESG tem se inserido cada vez mais na realidade das empresas. Então, vamos entender essa sigla e como as pequenas e médias empresas poderão coloca-las em práticas no seu dia a dia.

ESG é o termo que representa as práticas ambientais, sociais e de governança adotadas por uma empresa. O “E” vem de environmental, que no inglês significa “meio ambiente, ou seja, são posturas da empresa voltadas ao ambiente, seja desde atitudes como de alguns hotéis que já aceitam “pets” nas hospedagens, até o desenvolvimento de processos de reciclagens ou descartes de materiais. Já o “S” vem de social, e traz a ideia de atitudes voltadas à sociedade, como meios de proteção de dados (LGPD), inclusão de pessoas com alguma deficiência no quadro de pessoal, por exemplo. O “G”vem de Governança e induz o movimento das boas práticas, ética e imagem, por exemplo, uma empresa que tem e segue os princípios elencados em seu Regulamento Interno e Código de Conduta sem distinção de hierarquia.

Uma empresa que adere às boas práticas em ESG revela que procura minimizar seus impactos no meio ambiente, cuidar melhor das pessoas em seu entorno, respeitando diferenças, promovendo diversidade, igualdade e inclusão e se posicionando sobre questões relevantes para a sociedade, além de implementar políticas e ações que evidenciem transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade.

Há uma ideia de que o investimento em ações ESG tem um custo alto. A PDR atesta que isso não é verdade e reforça que o tema não está restrito às grandes companhias. As boas práticas estão ao alcance de qualquer negócio e nem sempre significam aumento de gastos. É mais uma questão de escolha consciente da gestão sobre o uso de seus recursos e sobre as condutas admitidas na empresa.