Advocacia Preventiva: Uma estratégia Jurídica para Reduzir Riscos e Focar no Crescimento do seu Negócio
Com anos de experiência atuando em grandes empresas nacionais e multinacionais como Seara, Bunge, Avipal, Cargill, desenvolvi uma sólida visão de como a advocacia preventiva pode ser um diferencial estratégico. Durante esse período, observei de perto como as empresas podem evitar perder dinheiro com questões do dia a dia, que, se ajustadas, serão resolvidas sem a necessidade de litígios. Esse aprendizado me fez perceber o valor de uma abordagem proativa, visando minimizar riscos e evitar que problemas rotineiros se transformem em reclamatórias trabalhistas.
Hoje, mais do que nunca, trabalhar na prevenção e evitar demandas judiciais é o melhor negócio para empresários — seja ele produtor rural ou proprietário de uma empresa de pequeno, médio ou grande porte — para garantir o crescimento sustentável de sua operação. Ao adotar uma estratégia preventiva, o empreendedor pode concentrar seus esforços na atividade-fim, que é o verdadeiro motor do seu negócio, deixando a atividade-meio, que envolve questões legais e burocráticas, sob controle de especialistas.
Quando as demandas judiciais são evitadas, o empresário não apenas reduz custos desnecessários, mas também preserva seu tempo e energia para focar no que realmente importa: o desenvolvimento e a inovação do seu negócio. A advocacia preventiva, através de um bom Compliance, vem exatamente para fornecer essa segurança, garantindo que sua empresa esteja sempre protegida e em conformidade com as normas e legislações vigentes.
E, como bem disse o grande jurista Arnoldo Wald: “A advocacia preventiva é a que evita que o conflito se torne litígio.”
Dra. Marli de Oliveira Nascimento (OAB 9880/MS)
CEO e proprietária da Oliveira Nascimento Advogados Associados