A importância de um Sistema de Gestão de Proteção de Dados na sua empresa
É cediço que todas as empresas terão que se adequar à LGPD, e com isso terão que implementar ferramentas que garantirão a eficácia da sua adequação, e uma delas é o Sistema de Gestão de Proteção de Dados – SGPD.
O SGPD tem a finalidade de gerir as políticas de proteção de dados e as práticas, controles e soluções técnicas, por meio de fases da adequação, quais sejam: preparação, desenvolvimento, governança, treinamento e monitoramento.
O objetivo da preparação, como o próprio nome diz, é preparar a empresa para a conformidade da LGPD. Para tal, é necessário formular o ambiente corporativo através da conscientização da lei, fazer o mapeamento e o ciclo de vida dos dados na empresa. Já na fase do desenvolvimento, é necessário que a organização receba informações práticas de proteção de dados e como documentar toda a adequação com termos de uso, aditivos contratuais, políticas de privacidades, entre outros documentos.
A própria lei traz em seu bojo a implementação da fase da governança, onde é essencial colocar em prática os princípios e diretrizes da LGPD, a nomeação do DPO, além da formação do Comitê de Proteção de Dados. Em seguida, já na fase do treinamento, todos os funcionários da empresa devem ser capacitados, terem o conhecimento integral da lei. E por fim, o monitoramento constante. Feita toda implantação, é de suma importância acompanhar a adequação e todas as ferramentas instituídas para a segurança e proteção dos dados pessoais.