VAMOS FALAR SOBRE RESILIÊNCIA: COMO ANDA A SUA?

Você provavelmente já se perguntou em algum momento, quais são os benefícios reais de desenvolver resiliência e as possibilidades de fortalecimento e amadurecimento que a resiliência pode lhe proporcionar de forma prática e não só conceitual. Chegou o momento de falar sobre como é possível desenvolver resiliência nos projetos de vida, perante os nossos desafios e conflitos.

Resiliência é a capacidade que uma pessoa desenvolve de superar dificuldades, adversidades, angústias ou estresse que ela tem vivido de forma estratégica, transformando as suas crenças para aprende a trabalhar com suas atitudes, com sua visão diferente sobre a situação. Então como podemos desenvolver resiliência? Vamos falar sobre alguns passos que são fundamentais e podem lhe ajudar a desenvolver comportamentos resilientes e flexíveis.

Tomar consciência sobre qual é o seu maior propósito e a sua principal busca. Pessoas resilientes entendem que, mesmo diante das situações que promovem desequilíbrio e inseguranças, é necessário resgatar de modo claro o que é importante para você, valorizar o seu principal compromisso de vida.

Enxergar quais são os seus comportamentos resilientes atuais. Não temos controle para nos esquivar das adversidades externas que nos desafiam de diferentes maneiras e em diferentes situações. E a falta de equilíbrio e resiliência tendem a traumatizar ainda mais a situação estressante. É preciso focar e valorizar as ações e sentimentos que promovem confiança para enfrentar com flexibilidade as situações de crise, superar dificuldades e preservar a sua capacidade de seguir em frente.

Delinear suas métricas e realizar seus treinos. Agora é a hora de desenhar e definir os passos que serão necessários para treinar as crenças rígidas e inflexíveis, que você identificou como vulneráveis e que devem ser reestruturadas e flexibilizadas. Treinar por diversas vezes o modo como serão as suas novas reações, colocar em prática esse novo significado que você está dando para as suas crenças inflexíveis e assim, mudar o seu comportamento diante das situações que fogem do seu controle.

Esses passos poderão lhe ajudar a promover equilíbrio e desenvolver resiliência para superar adversidades ou condições de crise e estresse. Você também pode desenvolver resiliência e comportamentos resilientes, praticar as suas crenças e atitudes para enfrentar de forma segura e madura as adversidades que encontrar ao longo de sua vida.


Revista Celebrar

Revista Celebrar oferece um outro olhar sobre as transformações do mundo. Histórias inspiradoras, matérias sobre comportamento, moda, beleza, família e muito mais.

Anterior
Anterior

Setembro Amarelo: Precisamos falar de saúde mental nas empresas

Próximo
Próximo

O papel do psicólogo na sociedade