O papel do psicólogo na sociedade
A inserção da psicologia na sociedade é fundamental para entender como o ser humano constrói sua história, quais são as suas expectativas para o futuro, qual a sua relação com o passado, e o que ele está vivenciando e construindo no presente.
O desconhecimento sobre a grandiosidade da psicologia ainda é muito ampla.
A questão sobre o cuidado na área médica, na área da enfermagem, na educação, dentro das escolas, seja do primário até as universidades, se em todas elas a aplicação da psicologia fosse maior, as pessoas poderiam compreender o seu próximo.
A atuação do psicólogo na sociedade hoje em dia é fundamental para que as pessoas
possam entender um pouco sobre si mesmas.
A procura pela ajuda de um profissional na área da psicologia não denota que ela está em algum estado de loucura, essa visão de insanidade somente por procurar um psicólogo é errônea e não tem nenhuma veracidade científica.
Quando você vai a um médico com uma dor ou doença física, você tem um período para tomar os remédios ou seguir determinado tratamento, certo? No tratamento com psicólogos, não é assim que funciona. O psicólogo não é o “doutor” que vai ajudá-lo com aquele problema no trabalho e, assim que solucioná-lo, vai te dizer que você está “curado”. Aliás, nunca estamos totalmente curados emocionalmente. Sempre teremos pequenas angústias que podem ser discutidas em sessões de terapia e solucionadas enquanto são pequenas.
Psicólogos podem dar alta quando percebem que o paciente já não se sente tão
angustiado, mas manter-se em constante contato com a psicoterapia fará com que você
não se deixe afetar por certas mazelas do dia a dia e se torne uma pessoa mais
equilibrada e feliz.