CRENÇAS LIMITANTES

Crença limitante é algo em que você acredita e que limita você de alguma forma. Alguns exemplos:

• Não sou bom em matemática por isso não posso fazer faculdade de engenharia;

• Posso me dar mal se mudar de emprego;

• Não posso ser advogado pois minha família quer que eu seja um médico;

As crenças limitantes são uma espécie de desculpa para não fazer o que você realmente gostaria de fazer. Elas nos mantêm na nossa zona de conforto e segurança. Isso pode limitar muito o seu desenvolvimento pessoal e conquista dos seus objetivos.

Uma coisa importante de perceber é que muitas vezes essas crenças limitantes são coisas da nossa cabeça que não condizem de fato com a realidade. Existem apenas pois você está dizendo a si mesmo que aquilo é uma realidade. Mudando o pensamento, você pode mudar também. Agora tente lembrar da última vez que você queria alguma coisa e não conseguiu.

Muito possivelmente foi uma crença limitante que parou você. Se você parar para pensar, perceberá que muitas das dificuldades e frustrações da vida são derivadas das nossas crenças limitantes. Por isso, se você quer atingir seus objetivos, livre-se das crenças limitantes que não fazem sentido.

Enfim, o mais importante é entender que as crenças limitantes fazem com que você viva abaixo do seu potencial, mas essas crenças podem ser mudadas. Reformatar o seu pensamento pode resultar em conquistas magníficas para sua vida. Caso necessário procure a orientação de um profissional, a psicoterapia poderá lhe auxiliar no processo de identificação das crenças limitantes e a mudança de comportamento perante elas.


Revista Celebrar

Revista Celebrar oferece um outro olhar sobre as transformações do mundo. Histórias inspiradoras, matérias sobre comportamento, moda, beleza, família e muito mais.

Anterior
Anterior

Série especial de Natal: Dicas de presentes!

Próximo
Próximo

Espaço Schengen: o que é, como funciona e regras para entrar