AUTOCONTROLE, UMA HABILIDADE QUE PODE SER REFORÇADA

Autocontrole é a habilidade de tomar as rédeas de nossas emoções, em especial as mais fortes, como a raiva. Apelamos para a nossa capacidade de autocontrole, por exemplo, quando tentamos manter o foco numa tarefa que deve ser realizada sem distrações. Mas o que acontece quando nos sentimos frequentemente sobrecarregados?
Da mesma forma que outras emoções, a raiva nos ajuda a responder adequadamente, segundo a nossa cultura, ao que acontece ao nosso redor. No entanto, quando a sentimos durante um tempo prolongado, ou simplesmente corremos atrás dela, acabamos fazendo coisas das quais nos arrependemos, afetando nossa autoestima e criando um obstáculo para alcançar metas.
Ela costuma estar relacionada com agressões reais ou com limitação de nossos desejos e/ou de nossos diretos. Se dedicamos um tempo que seja suficiente para cuidar do nosso ser interior, iremos notar que, muitas vezes, a raiva encobre nossas emoções reais, como a tristeza por nos sentirmos decepcionados e até mesmo o medo de sairmos muito prejudicados de alguma situação.
A psicoterapia aborda a nossa capacidade de observar a própria conduta, de modo que possamos reconhecer e compreender alguns aspectos problemáticos, assim como as características das situações que as afloram. Nosso papel no processo de mudança e de aprendizado está aliado com a motivação e com as vantagens de reforçar o autocontrole.
Precisamos aceitar que esse comportamento, do qual não gostamos, faz parte de quem somos. Nos reconhecermos como responsáveis por nossas próprias ações, sem justificá-las e sem nos culparmos, ou culparmos qualquer outra pessoa. Reconhecendo que podemos decidir, estaremos ganhando tranquilidade e não nos sentiremos mais sobrecarregados.
