Cidadania via Consulado Italiano

Já descobriu que tem direito ao reconhecimento? Montou sua árvore genealógica e reuniu todas as certidões que comprovam a sua linha de descendência. Depois disso você pode escolher entre fazer o reconhecimento da sua cidadania italiana através de um Consulado ou diretamente na Itália.
Cidadania Italiana via Consulado Italiano no Brasil:É preciso identificar qual é o Consulado Italiano no Brasil que atende o seu Estado de residência. Cada Consulado tem suas próprias exigências e sua própria fila de espera. Sim, tem fila e você precisará entrar nela e aguardar a sua convocação para apresentar o pedido de reconhecimento de sua cidadania italiana e todos os documentos. A média de espera esta em 12 anos.
Os Consulados exigem que a documentação seja recente e em bom estado de conservação. Apresentado o requerimento com todos os documentos exigidos, o Consulado fará a análise completa, checando a veracidade de cada documento e averiguando se o seu pedido está completo. Pela lei, eles têm um prazo de 730 dias para a conclusão do processo!
Tudo dando certo, você será reconhecido cidadão italiano desde o nascimento, e poderá requerer a emissão do seu passaporte italiano lá mesmo no Consulado.
Cidadania Italiana na Itália:É possível, também, dar entrada no processo de reconhecimento da cidadania italiana estando na Itália. Esta é uma estratégia que compensa pelo tempo de espera, porém existe uma série de regras que precisam ser obedecidas para que o processo seja feito de acordo com a lei italiana.
Não é preciso fazer seu processo de reconhecimento da cidadania no mesmo comune onde seus antepassados foram registrados, você pode escolher outro que seja mais conveniente para você.
O processo de obtenção da cidadania italiana pela Itália é consideravelmente mais rápido do que o processo feito através do Brasil, porque a demanda dos processos nos órgãos italianos é menor e, portanto, menos fila se forma para as concessões. O processo via administrativa pela Itália leva em média de 03 a 06 meses para ser finalizado; e o processo via judicial leva entre 12 a 18 meses.
Estes processos são aconselháveis para a cidadania via materna e paterna, devido à grande espera no Brasil. Optando por reconhecer na Itália, o próximo passo é decidir se ira contratar um assessor (como um advogado) que irá resolver a parte burocrática ou se fará o processo sozinho.

#matériascapa #capa