O impacto da cultura de pertencimento nos resultados das empresas

Quando falamos em pertencer a um meio, significa se sentir parte de um sistema, perceber-se integrado ao grupo ou coletivo em que está inserido. Se sentir aceito, útil, valorizado são necessidades básicas inerentes ao ser humano. Queremos fazer parte de grupos nos quais nos sentimos bem, nos quais nossos valores são condizentes. Quando não nos sentimos parte do ambiente, nos sentimos sensíveis, desconfiados, vulneráveis e desmotivados.

E como esse senso de pertencimento impacta tanto nos resultados das empresas?

A cultura organizacional remete para comportamentos implícitos que contribuem para a produção de sentido, sendo também responsável pelas características únicas de cada empresa. A cultura organizacional contribui para edificar a identidade da empresa, que pode coincidir com uma imagem positiva, revestindo a empresa de prestígio e reconhecimento, alavancando resultados e garantindo retenção e atração de talentos.

A formação de uma cultura organizacional surge quando são criadas e difundidas mensagens relativas à empresa e sua identidade, através de meios formais e informais. Os líderes tem um papel extremamente importante nesse contexto, afinal, eles estão à frente das equipes e são os grandes comunicadores da empresa. Quando o colaborador se sente pertencente à organização, sente orgulho por fazer parte, torna-se embaixador da marca.

Investir na imagem externa da empresa é extremamente importante, mas não podemos passar uma mensagem para o público externo e outra para o interno. Os colaboradores falam muito sobre a marca da empresa e isso impacta na percepção “verdadeira ou divergente” que o público cria daquela marca.

“Vejo muitas empresas mensurando sua cultura de organizacional apenas com formulários de pesquisas de clima, mas esse trabalho é muito mais amplo, não podemos reduzi-lo a uma pesquisa. Recordo-me na Duratex (empresa de Painéis de Madeira) do trabalho realizado para que a empresa ficasse entre as 150 melhores empresas para se trabalhar da VOCÊ S/A. Foi mais de 1 ano planejamento, mapeamentos, foco em qualidade de vida, desenvolvimento de Líderes, gestão de recursos humanos com processos claros e participando de forma estratégica do negócio” afirma Sara Lima.


#matériascapa #capa

Revista Celebrar

Revista Celebrar oferece um outro olhar sobre as transformações do mundo. Histórias inspiradoras, matérias sobre comportamento, moda, beleza, família e muito mais.

Anterior
Anterior

Moda praia: Confira as principais tendências para você arrasar nas férias!

Próximo
Próximo

Vantagens e desvantagens de cadamês do ano.