EXISTE COMPETIÇÃO SAUDÁVEL?

Desde que nascemos e começamos a conviver com outras pessoas já começamos a competir. Gêmeos na barriga da mãe competem desde o ventre, crianças pequenas competem por atenção, por brinquedos, por comida. isso foi implantado em nós como um extinto de sobrevivência.

O ser humano é competitivo no geral, alguns mais outros menos. Mas e aí, onde está o problema disso?

O maior problema é a competição sem empatia. É aquela competição que não enxerga as necessidades do outro, apenas as suas, a competição que quando exacerbada não permite pensar, não permite ponderar, apenas age para vencer a qualquer custo, mesmo que a ideia esteja equivocada.

No mercado atual é praticamente impossível não competir, competimos o tempo todo, com nosso colega, com nosso concorrente e até com o nosso cliente, e isso não é ruim, desde que não afete a nossa capacidade crítica de se auto avaliar e avaliar o projeto em si. Quando enxergamos apenas a necessidade de ganhar, deixamos de aprender, por que as derrotas trazem aprendizado. Mas quando queremos apenas competir fechamos o canal do aprendizado, e queremos vencer a qualquer custo, mesmo que estejamos errados.

Você é competitivo? Qual seu comportamento quando está em uma disputa? Costuma ouvir e aprender com seu "adversário"? Ou você é do tipo que está sempre certo?

Se questione e pense mais no aprendizado daquela disputa, do que no ganhar propriamente dito. Dessa forma tira o peso da ansiedade da vitória das costas, e começa a pensar e ponderar mais. É a melhor forma de competir de forma saudável e ainda ganhar com isso.

Beijos,

Gi


#matérias #capa

Revista Celebrar

Revista Celebrar oferece um outro olhar sobre as transformações do mundo. Histórias inspiradoras, matérias sobre comportamento, moda, beleza, família e muito mais.

Anterior
Anterior

Mais de 10 dicas de presentes para crianças que você encontra em Dourados

Próximo
Próximo

Tendência neon no verão de 2019