O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Por muitos anos cientistas e pesquisadores acreditaram que a inteligência poderia ser medida através do Q.I. ou seja, o índice que mede o Quociente de inteligência de uma pessoa.
Esses estudos se baseavam no quanto a pessoa poderia armazenar de informação, o quanto de conhecimento ela poderia absorver e aplicar. Daí surgiram vários estudos e pesquisas onde se conheceram os Super Dotados, ou pessoas que tinham o Q.I. muito elevado, acima da média.
Em 1995, o psicólogo e cientista Daniel Goleman surgiu com a ideia da Inteligência Emocional, onde não bastava que o indivíduo fosse inteligente ou super dotado para ser considerado em alta performance, mas que também tivesse comportamentos que o levassem a desenvolver e aplicar essa inteligência.
O conceito de inteligência emocional é: A capacidade de reconhecer e interpretar suas emoções e as dos que estão ao seu redor, decidindo com discernimento e ponderação as ações e comportamentos que serão tomados diante do que a vida lhe propõe.
Portanto, é a capacidade de se autoconhecer e auto gerir suas emoções e sentimentos para melhor tomada de decisão.
Diante disso, hoje trago algumas questões:
- O quanto você tem conseguido gerir suas emoções na hora de tomar decisões importantes?
- Você tem conseguido aplicar seu conhecimento, ou ainda está aguardando o momento certo para isso?
- Qual sua reação quando as coisas não saem como planejado por você?
São respostas que podem medir como anda sua Inteligência Emocional.
Lembre-se que o que faz a diferença em sua performance não é a quantidade de conhecimento que você tem, mas sim o que tem feito para aplica-lo para obter resultado.
Vamos conversar mais sobre isso nas próximas semanas.

#matérias #capa